Desde
Aristóteles, já se discutiam sobre o surgimento da vida. Naquela época, a Abiogênese
influenciava o pensamento de muitas pessoas. Nosso filósofo grego acreditava
que ratos poderiam surgir a partir de uma camisa suja com pedaços de grãos de
trigo, deixada por alguns dias. Outras pessoas observavam que animais mortos poderiam ocasionar o surgimento de vermes. Mas Redi (1626-1697), propôs que esses
vermes surgiram, na verdade, de ovos depositados por moscas, tentando confirmar
sua hipótese experimentalmente. Então, ele colocou carnes em um recipiente de
vidro, sendo alguns vedados com gaze. Ao final, os recipientes vedados não
apresentaram os vermes, confirmando a sua ideia apresentada. Nascia, então, a
Biogênese.
Experimento de Redi. Fonte: Brasil Escola.
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E
nós, professores, o que podemos fazer pra apresentar as hipóteses da ciência
para os nossos alunos? Que tal redescobrirem juntos?
Ai
vão as nossas dicas:
- Inicie a aula com questionamentos. O que eles sabem sobre a origem da vida? Todo professor deve levar em consideração as propostas de seus alunos e otimizar os espaços para levantar novas hipóteses;
- Apresente as primeiras ideias, Abiogênese. Incentive que seus alunos se posicionem, ora a favor ou contra, isso estimulará o poder da argumentação;
- Para os comentários contra a Abiogênese, pergunte como eles fariam para melhorar ou contra-argumentar essa hipótese. Proponha que eles realizem, no caderno ou na lousa, um esquema, podendo ser, preferencialmente, em grupo, e sempre aproveitando espaços para novos questionamentos;
- É hora dos alunos conhecerem como a ciência se posicionou naquela época. Comente sobre o possível surgimento de vermes em animais mortos e aproveite as hipóteses dos alunos;
- Para finalizar, proponha a refacção do experimento de Redi.
Para
o experimento, vamos precisar de:
- Recipientes de vidro;
- Gazes;
- Carne crua ou caldo nutritivo.
Montagem
passo-a-passo:
- Esterilize os vidros com álcool em gel;
- Ponha o pedaço de carne ou um pouco do caldo nos recipientes de vidro;
- Feche um dos recipientes com a gaze;
Experimento
montado, hora de esperar e redescobrir. Porém serão necessários frequentes
observações e registros (anotações, fotografias) por, pelo menos, três semanas.
Ao final, discuta os resultados, apresente os experimentos de outros cientistas
com seus alunos e exponha-os na escola. Essa atividade experimental também é
uma ótima sugestão para se trabalhar em uma feira de ciências.
Afinal,
qual é a melhor forma de aprender ciências se não produzindo?
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