segunda-feira, 18 de março de 2013

Cruzamento Genético



Introdução:
            De acordo com a 1º Lei de Mendel- segregação de fatores- Os fatores que condicionam uma característica segregam-se na formação dos gametas; estes, portanto, são puros com relação a cada fator. Os fundamentos da hereditariedade, estabelecidos no início do século XX, podem ser resumidos nos seguintes princípios:
  • Os filhos herdam dos pais “instruções genéticas”, os genes, a partir das quais desenvolvem suas característica os genes são transmitidos pelos gametas cada gameta contém um conjunto completo de genes (um genoma), típico da espécie;    
  •  Os genes ocorrem aos pares em cada indivíduo, pois este se forma pela fusão de dois gametas, um de origem materna e o outro de origem paterna (fecundação); as duas versões de cada gene, uma recebida do pai e outra da mãe, são denominadas alelos, e não se misturam no filho, separando-se quando este forma gametas.                                                                            

Reforçando, a 1º Lei resumiu-se à: Cada caráter é determinado por um par de fatores genéticos denominados alelos. Estes, na formação dos gametas, são separados e, desta forma, pai e mãe transmitem apenas um para seu descendente.
                                                             
Objetivos:
  • Reproduzir, esquematicamente, um cruzamento genético.

 Materiais utilizados:
  1. Tesouras;
  2. Papel A4;
  3. Moedas ou dados;
  4. Canetas ou lápis. 

Procedimentos:
  1. Divida os alunos em grupos.
  2. Após, peça aos alunos que escrevam nas folhas de A4 algumas características físicas dos seres humanos (cor e tipo de cabelo, cor dos olhos, altura, peso, etc.).
  3. Faça um casal hipotético que contenha algumas dessas características.
  4. Atrás dessa mesma folha contendo as características, numere aleatoriamente todas elas, uma para o sexo masculino e outra para o sexo feminino.
  5. Após, solicite aos alunos que cortem em tiras as características escritas e deposite-as sobre a mesa com os números voltados para cima.
  6. Jogue um dado ou uma moeda e comece a construir o fenótipo do indivíduo.


Discussão:
  1. Qual o aspecto essencial da hipótese de Mendel e porque é chamada de lei da segregação dos fatores, ou 1º Lei de Mendel?
  2. No cruzamento de dois indivíduos heterozigóticos (Aa), qual o resultado esperado?
  3. Construa um heredograma.
Fonte: Portal do Professor.

Mapa conceitual da prática Cruzamento Genético.

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