segunda-feira, 18 de março de 2013

Fotossíntese e Transpiração Foliar


Fotossíntese

Introdução
            Fotossíntese significa síntese pela luz. Excetuando as formas de energia nuclear, toda a outra forma de energia utilizada pelo homem moderno provém do sol. A fotossíntese pode ser considerada como um dos processos biológicos mais importantes na Terra. Por liberar oxigênio e consumir dióxido de carbono, a fotossíntese transformou o mundo no ambiente habitável que conhecemos hoje.
A taxa de fotossíntese é afetada por vários fatores, tais como intensidade luminosa, temperatura e concentração de gás carbônico (CO2). Em uma planta mantida em um ambiente com temperatura e CO2 constantes, por exemplo, a quantidade de fotossíntese realizada passa a depender exclusivamente da luminosidade.
Muitas informações sobre a influência de fatores como luz e temperatura sobre a fotossíntese, podem ser obtidas com facilidade, contando-se o número de bolhas produzidas pela planta aquática Elodea canadensis, submetida a várias condições do meio. Algumas experiências são feitas usando-se um pequeno ramo da planta submerso em água (frequentemente em solução de 0,1% de KHCO3) com o ápice para baixo, dentro de um tubo de ensaio. Deve-se escolher, de preferência, a ponta de um ramo novo. As bolhas a serem contadas sairão do caule, pela parte seccionada. Deve-se compreender que, em experimentos dessa natureza, os resultados obtidos nem sempre são perfeitos, pois o tamanho das bolhas (e, portanto, o número) pode variar durante a experiência, por alterações mecânicas na região cortada ou mesmo por variações na solubilidade do oxigênio com mudanças de temperatura, entre outros. De qualquer modo, o método das bolhas é muito útil para aulas, em virtude de sua simplicidade.

Objetivo
  • Verificar o efeito dos fatores externos (luz e temperatura) na fotossíntese.

Conceitos necessários

  • Para a realização desta atividade os alunos devem possuir um conhecimento prévio sobre: fotossíntese, seu mecanismo e as características que estão relacionadas.

Materiais Utilizados
  • Proveta
  • Lamina de barbear
  • Ramos de Elodea canadensis
  • Água gaseificada
  • Bastão de vidro

Procedimentos
  1. Cortar o ramo de Elodea canadensis
  2. Amarrar o ramo a um bastão de vidro
  3. Em uma proveta, colocar água gaseificada
  4. E inserir o bastão de vidro com a Elodea canadensis
  5. Após estabilização, observar o número de bolhas que sai do caule.

Tópicos para discussão
  1.   Qual a importância da Fotossíntese   

Transpiração Foliar



Introdução
            A perda de água na forma de vapor pelas plantas através das folhas é chamada transpiração. A folha está em contato com o solo através do seu sistema vascular. Quando a umidade relativa do ar está alta e sem vento, a transpiração é baixa, mas quando a umidade do ar está baixa e há vento, a transpiração é elevada. A perda de vapor de água se dá por intermédio dos estômatos, pequenas aberturas presentes na epiderme das folhas. Em ambientes desérticos ou mesmo em ambientes mais secos, como é o caso da caatinga, a transpiração é de fundamental importância para o resfriamento das folhas. Ele também está intimamente ligado com a fotossíntese, pois com o potencial hídrico formado, a água ascende pelo xilema, da raiz até as folhas, onde será utilizada na fotossíntese e em outros processos metabólicos.
            Entretanto, a transpiração está intensamente relacionada com a abertura dos estômatos. Como eles se abrem ao amanhecer, a taxa de transpiração também aumenta com o decorrer do dia, atingindo seu máximo no final da manhã ou inicio da tarde, diminuindo até ficar com uma taxa baixa, durante o período noturno, quando os estômatos estão fechados. Esse período de abertura estomática pode ser alterado em função das condições do ambiente. Entretanto, de modo comum, quando a umidade relativa do ar é baixa, a transpiração tende a aumentar por conta do gradiente transpiracional formado. Porém esse fator aumenta com o aumento da temperatura. Portanto, para medirmos a transpiração em relação à umidade do ar, precisamos levar em consideração a temperatura. Em condições ideais de água, se a temperatura aumentar, pode-se observar um aumento na transpiração, pois a temperatura causa um efeito no potencial de água da planta. Porem se o ar estiver saturado de água e as folhas apresentarem uma temperatura superior do ambiente, a planta continua transpirando. Os estômatos normalmente se fecham quando há pouca água no solo, diminuindo a absorção de CO2 e a transpiração, para evitar a desidratação. Além disso, o movimento do ar (vento) sobe as folhas também interfere na velocidade e intensidade de transpiração, pois retira vapor de água presente na superfície, promovendo o aumento da transpiração. Assim, quando a velocidade dos ventos é alta, os estômatos costumam se fechar, mesmo havendo água no solo.
Fonte: Clara Martins.
            O conhecimento do volume de água utilizado no processo de transpiração é fundamental no manejo da irrigação localizada e fertirrigação, resultando em uma maior eficiência de uso de água e fertilizantes, com redução das perdas por evaporação e por drenagem, garantindo produtividade e redução no risco ambiental. Sendo assim, o conhecimento, mesmo que incipiente, da intensidade de transpiração, é de fundamental importância para a biologia vegetal.

Objetivo
  • Mensurar a taxa de transpiração de uma planta a pleno sol e sobsombra e discutir o papel da água no controle da temperatura foliar.


Conceitos necessário
  •  Para a realização desta atividade os alunos devem possuir um conhecimento prévio sobre: Transpiração vegetal, por que isso ocorre e como se dá esse processo.


Materiais Utilizados
  • Sacos plásticos
  • Barbante para amarrar


Procedimentos
  1. Ir a campo, para amarrar os saquinhos, de tão modo que um fique em uma folha exposta ao sol e a outra que fique em sombra. Sendo as folhas pertencentes a mesma planta.
  2. Depois de um dia observar a diferença nos dois sacos.


Tópicos para discussão
  1. Qual a importância da transpiração vegetal?
  2. Explique porque o saco que ficou exposto ao sol apresentou mais água do que o da sombra.
  3. Explique como foi possível vê a água transpirada pela planta, visto que no dia-a-dia isso não é observado.


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