Curiosidades


Curiosidade 1

O que é o chulé?


Motivados pela umidade e pelo calor que existe entre os dedos dos pés, as bactérias e os fungos encontram neles um ótimo lugar para se alimentar e se multiplicar. O chulé é um odor que sai dos pés quando as bactérias e os fungos alojados nos mesmos decompõem as células mortas da região para se alimentarem. Também conhecido como bromidrose, o chulé é motivado pela falta ou pela má higienização dos pés, o que favorece o aparecimento das bactérias e/ou dos fungos.

O chulé também pode ser favorecido quando:
  •  um indivíduo utiliza sapatos muito apertados;
  •  os sapatos são guardados logo após serem retirados dos pés;
  •  não se usa meias ou quando as meias são usadas mais de uma vez;
  •  as meias são de materiais sintéticos, que fazem os pés transpirarem;
  •  o sapato ou tênis é utilizado antes de secar totalmente após ser lavado e inúmeros outros motivos. 

Para prevenir o aparecimento do desconfortável e constrangedor chulé é preciso que os pés sejam bem lavados e enxutos, principalmente entre os dedos, pois nessa região há maior umidade e se ela não estiver seca haverá a proliferação do mau cheiro.

Quando o chulé já é um incansável companheiro, é preciso adotar algumas medidas para livrar-se dele: a utilização de antissépticos em forma de pó, creme ou spray que combatam as bactérias, medicamentos (se forem encontradas causas que favorecem o chulé como as micoses, eczemas e até alergias) e a mais importante medida é lavar e secar bem os pés. É importante evitar sapatos de borracha e de plástico, pois esses materiais induzem o pé a transpirar mais. Também é bom evitar permanecer com um sapato fechado por muito tempo.

Referência Bibliográfica:
César e Sezar, Ciências - Entendendo a Natureza (9º ano), 2009.

Curiosidade 2

Animais mais fortes

Em proporção ao seu tamanho, os animais mais fortes são os besouros gigantes, encontrados principalmente nos trópicos. Testes realizados com o besouro-rinoceronte demonstravam que pode suportar em seu dorso 850 vezes o próprio peso. Para efeito de comparação, um homem pode levantar (com um auxílio de suporte) apenas 17 vezes o próprio peso.

Referência: 
Sóbiologia.com.br - Acessado em 02 de fevereiro de 2013

Curiosidade 3

Animais mais venenosos

Os pequenos e brilhantes sapos das Américas Central e do Sul secretam algumas das toxinas biológica mais mortais conhecidas. A espécie é tão perigosa que os cientistas precisam usar luvas grossas para manipulá-la, no caso de eles terem cortes ou arranhões em suas mãos.


Referência: 
Sóbiologia.com.br - Acessado em 02 de fevereiro de 2013


Curiosidade 4

Para que serve a saliva?

A saliva é importante para matar os micróbios e deixar a boca úmida. Quando comemos, a saliva molha os alimentos e assim começa a digestão. Isso facilita muito o trabalho de todo o sistema digestório!


Referência: 
Sóbiologia.com.br - Acessado em 02 de fevereiro de 2013

Curiosidade 5

Porque ficamos bronzeados quando tomamos sol?


A pele é muito sensível a certos raios do sol, os ultravioletas. Para se proteger, ela fabrica uma substância escura, a melanina. Quando ficamos expostos ao sol, essa substância é fabricada em maior quantidade e ficamos bronzeados. Mas não podemos nos esquecer do protetor solar.


Referência: 
Sóbiologia.com.br - Acessado em 02 de fevereiro de 2013


Curiosidade 6

Porque soluçamos?

 O soluço é resultado de uma contração involuntária do diafragma, um fino músculo que separa o tórax do abdômen e que, juntamente com os músculos intercostais externos, é responsável pelo controle da respiração. Seus movimentos de contração e relaxamento permitem que inspiremos e expiremos o ar e são controlados pelo nervo frênico, situado logo acima do estômago. Os incômodos do soluço  surgem a partir de uma irritação do nervo frênico, cujas causas podem ser diversas (distensão gástrica pela ingestão de bebidas com gás, deglutição de ar ou alimentação em grande volume; mudanças súbitas da temperatura de alimentos ingeridos; modificações da temperatura corporal, como sauna seguida de ducha gelada; ingestão de bebidas alcoólicas; ou até mesmo gargalhadas). Quando ele fica ou sensibilizado, envia uma mensagem para o diafragma se contrair, o que dispara o soluço.
O característico barulhinho "hic, hic" surge quando ocorre fechamento súbito da glote (abertura superior da laringe, onde se localizam as cordas vocais), produzindo vibração nas cordas vocais.

Referência: 
Sóbiologia.com.br - Acessado em 02 de fevereiro de 2013


Curiosidade 7

Porque é impossível espirrar de olhos abertos? 

Esclarecendo o mito: não é porque os olhos podem sair da órbita que os fechamos ao espirrar!
Quando uma partícula estranha entra no corpo pelas vias nasais, estimula os receptores locais que, por meio do nervo trigêmio (que coordena os movimentos da face), avisam o tronco encefálico que é hora de entrar em ação.
Ao receber a mensagem, o tronco encefálico reage imediatamente à invasão, gerando uma série de impulso motores que contraem o abdômen, o tórax e o diafragma, até chegar ao nervo facial.
Os reflexos que chegam ao nervo facial também desencadeiam movimentos para expulsar a partícula estranha. Essas contrações atingem diversos músculos da face, incluindo o músculo orbicular, que controla o abrir e o fechar dos olhos. Como resultado de todo esse esforço,  fechamos os olhos.


Referência: 
Sóbiologia.com.br - Acessado em 02 de fevereiro de 2013



Curiosidade 8

Por que sentimos frio na barriga?


Pode ser montanha russa ou até corrida de bicicleta ladeira da rua abaixo: é batata, o frio na barriga sempre chega quando a gente faz uma descida daquelas.  É porque os órgãos não estão colados no nosso corpo, ou seja, eles têm  um pouquinho de liberdade para se mexer. Mas a gente não percebe isso graças a células chamadas mecanoreceptores: elas detectam as mudanças bruscas e não permitem que tenhamos frios na barriga em qualquer pulinho. Só que quando uma grande queda acontece de repente, não há tempo para os órgãos de adaptarem. Então, o cérebro responde com o frio na barriga. 


Referência: 
Super.abril.com.br - Acessado em 02 de fevereiro de 2013


Curiosidade 9

Por  que os cachorros dão voltam antes de se deitarem?



Esse comportamento  é instintivo, os antepassados dos cães domésticos faziam isso para preparar o local onde iam dormir. Desta forma amassavam o capim para deixar o lugar mais macio e verificavam se não havia alguma pedra, espinho ou ponto de galho que poderia incomodá-lo. Dando voltas ele também percebia a direção do vento e deitava contra ele para sentir o cheiro de algum animal se ele se aproximasse! Mesmo não tendo necessidade de fazer tudo isso, os cães domésticos ainda mantêm esse comportamento.




Referência: 
Super.abril.com.br - Acessado em 02 de fevereiro de 2013


0 comentários:

Postar um comentário