sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Dinâmica dos Tentilhões



Você sabia que em Galápagos, Darwin encontrou uma fauna e flora que variam ligeiramente de ilha para ilha. A natureza peculiar dos seus habitantes causou forte impressão no naturalista inglês, desencadeando reflexões que levaram à suas ideias sobre a evolução da vida. Ele observou que essas semelhanças são devidas a sua origem de espécies ancestrais comuns, provenientes dos continentes próximos. Em cada uma das ilhas, as populações colonizadoras sofreram adaptações especificas, originando diferentes variedades ou espécies. Como por exemplo, temos os pássaros (tentilhões) dessa ilha, que provavelmente se originaram de uma única espécie ancestral. A diversificação da espécie original, de que teriam derivado as diferentes espécies atuais, deu-se como resultado da adaptação às condições particulares das ilhas do arquipélago. Vamos por a mão na massa e se divertir!

Fonte: Genética na Escola
Objetivos
  • Aprimorar os conceitos a respeito da teoria da evolução das espécies utilizando uma dinâmica e entender os principais motivos para que uma espécie sofra determinada evolução/mutação.

Materiais utilizados:
  • 3 recipientes;
  • 5 ou mais prendedores; Opcional: Pegador, pinça e/ou alicate (isso vai representar o tipo do bico dos tentilhões)
  • Grãos diversos (arroz, macarrão, feijão, etc);


Procedimentos:

  1. Separar e organizar os materiais necessários;
  2. Em primeiro momento, separar vasilhas com grãos em diferentes quantidades e apresentar para os voluntários o primeiro recipiente, o qual terá muitos grãos;
  3. Pedir aos voluntários que peguem (pode ser com a mão, pinça, pregador ou alicate) com os respectivos prendedores o Maximo de grãos em 10 segundos. E ao término dessa etapa será retirado o participante com o menor número de grãos;
  4. Em um segundo momento, apresentar outra vasilha, agora com menos grãos e pedir que seja repetido o procedimento anterior. Novamente pedir que se retire aquele que obteve menos grãos;
  5. Para finalizar, mostramos uma última vasilha com poucos grãos e pedimos que façam o mesmo das situações anteriores premiando quem conseguir o maior número de grãos.                        

A atividade pode ser usada para reforçar os conceitos de evolução e seleção natural, ou ainda para sensibilizar o aluno antes de introduzir esses conceitos. A duração média da atividade é em torno de 30 minutos, ideal para ser aplicada em grupos com até cinco alunos.

Referências bibliográficas:
PIBID: sementes de esperança para as escolas públicas – Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010

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