sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Germinação de Milho e Feijão


  
As sementes são óvulos maduros contendo um embrião e nutrientes estocados dentro de um tegumento. As sementes são o produto da reprodução sexuada da maioria das plantas vasculares (gimnospermas e angiospermas) e são a maneira pela qual as plantas se reproduzem e geneticamente divergem. Em geral, as sementes maduras se mantêm dormentes por dias, ou até anos. Elas são capazes de tolerar as mais diversas condições ambientais (calor, fogo, seca, escuro, salinidade) e por isso possuem um grande sucesso reprodutivo. Vamos por a mão na massa e se divertir?



  
Objetivos:

  • Entender o princípio da germinação;
  • Compreender os métodos para superação de dormência;
  • Observar o desenvolvimento das sementes,


Vamos precisa de:

  1. Sementes de Milho e Feijão;
  2. Copos descartáveis;
  3. Areia;
  4. Água.


Mão na massa galera:

            Para cada tratamento prepare um copo descartável (um para as sementes de milho e outro para as de feijão). Inicie colocando a areia no copo, feito isso coloque 3 a 4 sementes em cada copo e as cubra com areia. Cuidadosamente coloque 15 ml de água  e procure fazer com que os tratamentos passem parte do tempo num  local com luz. Após 21 dias será possível classificar os tratamentos. Agora é sua vez, houve algum resultado diferente entre o tratamento de milho para a de feijão? Qual? O que lhe chamou atenção nesta prática?

Soluções

  • 10 ml de álcool etílico 96° GL (álcool de farmácia).



Colocando a mão na massa:

  1. Marcar os béqueres com 1 e 2;
  2. Colocar água no béquer 1 e álcool etílico no 2;
  3. Adicionar uma colher de óleo de soja em cada um dos béqueres;
  4. Agitar as misturas com auxílio do bastão de vidro ou uma colher. 
Mapa conceitual da Prática de Germinação de Milho e Feijão.




Referencias bibliográficas:
PIBID: Sementes de Esperança para as Escolas públicas /[coordenadores e organização] Isaíras Pereira Padovan e José Luiz Simões. – Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010 

1 comentários:

  1. Nessa atividade de germinação do milho e feijão ficou bem claro até "mão na massa galera", a partir de soluções não entendi o que é para fazer com essas soluções e o objetivo.
    Adorei esse blog, está me ajudando bastante nas aula práticas de laboratório.

    ResponderExcluir